quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Programa 5S

A Casa de Marina segue a metodologia do Programa 5S, que utiliza os sensos de utilização, organização, limpeza, conservação e de autodisicplina.

Atualmente temos uma infinidade de tecnoclogias, conhecimentos, novas culturas e valores, mas de nada adianta tais recursos se não sabemos utilizar, ordenar, limpar, conservar, descartar ou reciclar de maneira correta.

O 5S e uma metodologia de origem japonesa e pode ser aplicada em qualquer ambiente, inclusive espaços ao ar livre, residências, pequenos ambientes e até na organização de apenas um armário ou bolsa.
( fonte: Wikipedia)

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais ( separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identifcação de materiais e espaços, além da manutenção e melhoria do próprio 5S.




Seiri - senso de utilização. É a maneira de desenvolver a noção da utilidade dos recurso disponíveis e separar o que é útil do que não é.
Seiton - senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. Colocar as coisas no lugar correto, realizando as atividades na ordem certa.
Seiso - senso de limpeza. Designa a necessidade de mater o mais limpo possível o ambiente de trabalho ou doméstico. É recolher o lixo, reciclar, evitando a sujeira.
Seiketsu - Senso de normalização. Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke - senso de autodisicplina. Cuidar, adaptar-se às novas realidades de tal forma que as relções entre as pessoas e o meio ambiente sejam recicláveis e sustentáveis, sem descuidar da saúde.


Dicas de Leitura: PETERSON, Jim & Smith, Roland. Guia de Bolso do 5S.Productivity Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário