quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Organizando os alimentos na despensa

Organizar os produtos na despensa é a parte mais trabalhosa, pois requer atenção aos prazos de validade de cada produto, além de administrar as compras no final do mês para não comprar aquilo que não precisa.

Se você tem um quartinho ou despensa tudo fica mais organizado e visível, basta organizar os produtos por semelhança e enfilerados. Os itens menores devem ser guardados em cestos.

Porém a maioria das pessoas não tem um espaço disponível, então antes de iniciar a organização você deve fazer uma boa limpeza no armário que será designado para guardar os alimentos.

Crédito imagem: Web de la cocina


Dica: Coloque todos os produtos em um mesmo armário para facilitar na hora de procurar o que você precisa.


Como organizar os produtos no armário ou despensa:

1º Grãos ( feijão, macarrão e arroz) - separe e guarde em potes herméticos ou de vidro.

2º Farinhas ( mandioca, rosca e  trigo) - procure guardar no armário também em potes. Faça uma etiqueta ou utilize um rotulador e cole para melhor identificar.

3º Enlatados (ervilha, milho, molho de tomate, seleta de legumes) - enfilere as latas, colocando na frente as que tem a data de validade mais próxima. Prateleiras aramadas são excelentes para acondicionar latas e economizar espaço.


Prateleira para enlatados - R$ 58,00 - Espaço Home


4ºEmbalados (biscoito, bolacha, pipoca, torrada, salgadinhos) procure acondicionar em cestas organizadoras por tipo.

5º Doces e Enlatados ( leite condensado e creme de leite) organize na prateleira por tipo.

6º Vidros ( geleia, mel, leite de coco) coloque na prateleira na parte dos fundos para evitar uma queda e machucar alguém.

7º Líquidos ( refrigerantes, sucos e leites) coloque na prateleira debaixo para evitar peso.
Os temperos devem ser guardados em porta temperos ( matéria Organizando os Temperos)
Os produtos de uso diário como: guardanapo, papel toalha e papel alumínio, coloque em cestos organizadores ou dentro de gavetas para facilitar na hora de repor no suporte de papel.

Seja qual for o local definido para armazenar os itens de alimentação, limpe-os toda semana e veja as datas de validade dos produtos para não consumir produtos vencidos, o que pode fazer mal a saúde.

Acondicione os produtos de limpeza, como pastas de brilho, detergente, bombril e esponjas na lavanderia para evitar contaminação com os alimentos.

Beijos, Marina
Personal Organizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário